Guia de substituição de pneus

Guia de substituição de pneus: por que e quando você deve substituir seus pneus Você sabe quando trocar os pneus? A boa notícia é que avaliar a saúde dos seus pneus não é tão complicado quanto você imagina. Geralmente, descobrir quando é hora de trocar o pneu requer apenas uma olhada rápida com um olhar […]
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Escrito por PNEU PINHAIS

On 14/04/2023
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Guia de substituição de pneus: por que e quando você deve substituir seus pneus

Você sabe quando trocar os pneus? A boa notícia é que avaliar a saúde dos seus pneus não é tão complicado quanto você imagina. Geralmente, descobrir quando é hora de trocar o pneu requer apenas uma olhada rápida com um olhar atento e talvez a ajuda de uma moeda de cobre. Você precisa saber quais partes dos pneus observar e quais são os principais indicadores de substituição de pneus. Neste guia, daremos a você todo o conhecimento necessário para avaliar com precisão seus pneus, determinar se eles precisam ser substituídos e quando, além de algumas dicas para escolher novos! Guia de substituição de pneus: por que e quando você deve substituir seus pneus.

Aqui estão as três principais preocupações relacionadas à substituição de pneus:

  1. Quando você deve substituir seus pneus?
  2. Por que você deve substituir seus pneus?
  3. Que fatores você deve considerar ao escolher pneus novos para substituição?

Neste guia de substituição de pneus, responderemos a essas e outras perguntas para que você tenha certeza de que está substituindo seus pneus com as melhores opções para suas necessidades de direção, clima local e segurança do veículo.

Quando você deve substituir seus pneus?

A pergunta mais comum que as pessoas fazem é “Com que frequência você deve substituir seus pneus? “

Geralmente, existem dois fatores diferentes que afetam quando substituir os pneus: desgaste e idade.

Desgaste dos pneus: todos os pneus eventualmente começam a sofrer desgaste. O desgaste do pneu pode ser uma indicação de um problema no alinhamento ou na pressão dos pneus. A banda de rodagem do pneu deve se desgastar uniformemente em todo o pneu, e não na parte interna ou externa do pneu. O desgaste dos pneus acontecerá independentemente de quão bom piloto você seja, embora possa ser acelerado se você não cuidar adequadamente dos pneus.

Idade do pneu: O envelhecimento do pneu ocorre quando os componentes do pneu, incluindo a borracha, começam a mudar com o tempo. Isso pode acontecer devido a impactos ambientais e condições de armazenamento, bem como ao tempo de uso do pneu durante a condução ou ao pneu ficar sem uso.

Claro, a menos que você seja um especialista em pneus, pode ser difícil saber exatamente quando o desgaste e a idade do pneu indicam que um pneu não é mais seguro para dirigir e precisa ser substituído. Se você está se perguntando: “Como sei quando meus pneus expiram? “ Uma pergunta melhor é: Qual é a idade dos meus pneus e quando devo trocá-los? Para responder a essa pergunta, é hora de aprender a ler seus pneus!

Cada pneu tem uma indicação que indica quando foi feito, até a semana e o ano. Isso pode ajudá-lo a responder à pergunta: com que frequência você deve trocar os pneus — mesmo que não seja um especialista no assunto.

Os padrões da indústria dizem que você deve substituir pneus de passageiros e caminhões/SUVs em média aos 6 anos e antes dos 10 anos. O tempo depende muito de como os pneus foram usados ​​e das condições climáticas extremas a que foram submetidos. Como um veículo foi armazenado também pode afetar quando um pneu precisa ser substituído. Se o seu pneu passar no teste do centavo e uma inspeção visual não mostrar rachaduras ou danos, mas o pneu tiver de 6 a 10 anos, o curso de ação mais sensato é inspecioná-lo em uma loja de pneus para determinar se você precisa considere substituí-los.

Por que você deve substituir seus pneus:

Saber com que frequência substituir os pneus não é apenas cuidar bem do seu veículo e evitar erros caros. Os pneus são uma parte extremamente importante da segurança do seu veículo.

Pneus gastos ou velhos podem levar a uma variedade de problemas, incluindo:

  • Aderência à estrada comprometida devido a um piso desgastado;
  • Explosões que o deixam preso ou até mesmo causam um acidente;
  • Dificuldade para parar e travar de forma eficaz

Além disso, alinhamentos desiguais das rodas e problemas de balanceamento não apenas causam desgaste irregular e prematuro dos pneus, mas também podem causar problemas caros para o seu veículo, deixando você lidando com uma pesada conta de reparo do carro no futuro.

A cada ano, cerca de 11.000 acidentes relacionados a pneus ocorrem nas estradas. Não estrague a manutenção dos pneus como algo que apenas “pessoas que trabalham com carros” fazem. Todo motorista na estrada deve se preocupar com a saúde e a segurança de seus passageiros e veículos.

Quais fatores podem causar danos aos pneus?

Muitas pessoas perguntam“ Quanto tempo duram em média os pneus?”

O problema é não haver uma resposta definida para essa pergunta — devido à variedade de fatores que podem levar à necessidade de substituição do pneu. Esses fatores incluem:

  • Projeto do pneu desde a fabricação (alguns pneus são construídos para durar 70.000 milhas (112.654,08 km) e outros são 40.000 milhas (64.373,76 km), então eles terão um tempo de uso muito diferente).
  • A falta de atenção à manutenção básica dos pneus (verificação da pressão de ar, rotações dos pneus, alinhamento, desgaste visível, etc.)
  • Não usar os pneus certos para diferentes estações e terrenos.
  • Buracos, obstáculos, meios-fios, objetos pontiagudos e lombadas
  • Condições climáticas (calor extremo ou frio extremo podem acelerar o desgaste)
  • Frenagem ou aceleração excessiva
  • Dirigir por longos períodos em alta velocidade.

 

Cada motorista enfrenta condições diferentes e cuida de seus carros de maneira diferente. O ponto principal é que você precisa estar ciente de seus próprios hábitos de direção, ambiente e pneus para garantir a substituição dos pneus quando necessário.

Sinais de que seus pneus precisam ser substituídos:

As dicas a seguir mostrarão como saber se os pneus estão gastos e precisam ser substituídos em breve. Embora seja sempre melhor procurar ajuda profissional com pneus, esses sinais indicam que você deve começar a pesquisar novos pneus para o seu carro.

Desgaste do piso. A profundidade do piso de um pneu é medida em 32 polegada (0,81 m). Os pneus novos têm de 9/32” a 11/32” de material de piso. Um pneu é considerado inseguro quando a banda de rodagem está gasta até 2/32”.

Você pode identificar a profundidade do piso para substituir os pneus usando o método de teste do centavo ou um medidor de profundidade do piso.

Muitos nos perguntam “O teste do centavo para pneus é preciso”

Na maioria das vezes, o teste do centavo é muito confiável. Encorajamos as pessoas a usá-lo como ponto de partida.

Bolhas e protuberâncias. Uma protuberância no pneu geralmente indica que a estrutura interna rígida dos pneus foi danificada, permitindo que a pressão do ar atinja as camadas externas flexíveis do pneu. Quaisquer pneus com protuberâncias ou bolhas na parede lateral devem ser substituídos imediatamente, mesmo que o estado da banda de rodagem seja aceitável.

Vibração. Se os pneus estiverem desgastados de forma desigual, você poderá sentir uma vibração no volante durante a condução. A vibração também pode ser causada por mau alinhamento, sendo importante que um especialista em pneus determine a causa da vibração.

Cortes ou Rachaduras na Parede Lateral. A idade do pneu é uma causa comum de rachaduras na parede lateral do pneu. Todos os pneus são submetidos a diferentes condições adversas e, como resultado, a borracha dos pneus se degrada naturalmente com o tempo. Imagine um elástico velho que é quebradiço e quebra facilmente. O mesmo efeito acontece com os pneus, mesmo que não estejam em uso e armazenados em um local onde possam ocorrer rachaduras. Normalmente, as rachaduras são causadas pela luz solar, calor excessivo, surfactantes rodoviários e exposição ao ozônio. Os cortes, por outro lado, são normalmente causados ​​pela força — como bater em uma pedra ou algo pontiagudo.

Pregos ou pedras embutidas. Obviamente, se algo estiver alojado no pneu, o problema precisa ser resolvido imediatamente. Mesmo que o buraco não esteja causando vazamento excessivo, ignorar um buraco de algo como um prego pode causar problemas para o motorista mais tarde. A umidade pode vazar para dentro do pneu, fazendo com que as peças de aço enferrujem. Itens alojados podem enfraquecer a área do pneu e possivelmente levará a estouros perigosos se não forem tratados a tempo.

Danos visíveis. Padrões de desgaste anormais podem indicar desalinhamento da roda, pressão de inflação inadequada, necessidade de rotação do pneu ou talvez todos os itens acima.

Tampas de válvulas danificadas. Se a tampa não puder ser apertada o suficiente, ela afrouxará continuamente. Se estiver muito apertado, a linha da haste pode se soltar. Uma tampa de válvula danificada pode vazar ar e também permitir que sujeira, umidade e detritos entrem no pneu.

Entre em contato com a Pneu Curitiba, e estaremos dispostos a tirar qualquer dúvida sua e lhe ajudar na escolha de novos pneus sempre que necessário.

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